Skip to main content

Write a PREreview

ESCREVIVÊNCIAS NO CINEMA: A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO DA CINEASTA YASMIN THAYNÁ

Posted
Server
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.9683

Historicamente, o cinema no Brasil foi (e ainda é) pensado e produzido por um grupo socialmente hegemônico em nosso país: homens brancos de classe média. Mesmo assim, nos últimos anos, podemos observar o crescimento da presença de pessoas negras nos espaços de produção de sentidos e narrativas audiovisuais, ou seja, como diretoras (es) e/ ou roteiristas de cinema, um espaço de poder hierárquico no campo do audiovisual . Esse artigo tem como objetivo apresentar a trajetória e o pensamento de uma dessas cineastas negras, Yasmin Thayná. O corpus é formado por textos e entrevistas disponíveis na internet e uma entrevista semi-estruturada realizada com um cineasta. Conclui-se que um cineasta compreende o campo do cinema e do audiovisual como ferramenta de luta por autorrepresentação e autodefinição para a população negra. Por fim, é possível, como fruto desta análise, inferir que o audiovisual, no atual contexto tecnológico, pode ser usado como instrumento de combate às imagens de controle teorizado pela intelectual negra Patrícia Hill Collins e a ressignificação da existência negra no Brasil.

You can write a PREreview of ESCREVIVÊNCIAS NO CINEMA: A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO DA CINEASTA YASMIN THAYNÁ. A PREreview is a review of a preprint and can vary from a few sentences to a lengthy report, similar to a journal-organized peer-review report.

Before you start

We will ask you to log in with your ORCID iD. If you don’t have an iD, you can create one.

What is an ORCID iD?

An ORCID iD is a unique identifier that distinguishes you from everyone with the same or similar name.

Start now