A partir do olhar pautado na obra da cartunista brasileira Laerte Coutinho, mais especificamente nas tirinhas de Muriel e nas tirinhas de Hugo Baracchini (personagem que se torna Muriel), é possível visualizar uma articulação entre gênero, sexualidade e humor que implica na produção do corpo não apenas da personagem, mas também no corpo de sua criadora. Isso porque o processo criativo de passagem do personagem masculino, Hugo, para a personagem transfeminina, Muriel, ocorreu paralelamente à transição de gênero de sua autora, Laerte. Assim, apoiado em uma perspectiva que extrapola a simples análise de conteúdo, já que visa investigar as relações existentes entre os elementos estudados, o presente trabalho pretende se ocupar da seguinte pergunta: Como o riso configura relações e como o gênero e a sexualidade podem ser formados através dele? A partir da descrição de tirinhas designadas como forma ilustrativa da conexão entre as teorias do riso e os estudos sobre gênero e sexualidade, se busca entender como humor, gênero e sexualidade são articulados e quais as implicações dessa fusão na produção dos corpos. A hipótese é a de que a forma como os corpos são produzidos pela associação entre humor, gênero e sexualidade é pautada em estereótipos de gênero e em vivências específicas de sexualidade, mas que essas articulações geram efeitos diversos dependendo da forma como o humor é construído e por quem é construído.